domingo, 6 de fevereiro de 2011

Figuras Bíblicas da Igreja

A Bíblia ensina a importância da igreja utilizando-se de figuras. Queremos apresentar algumas delas para nossa meditação.

Igreja como Corpo de Cristo. O apóstolo Paulo nos ensina que Cristo é sobre todas as coisas e que Deus “o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo” (Efésios 1.22,23). Em Romanos 12.4,5, ele exorta: “somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”.
Temos uma unidade orgânica em que todos e cada um têm uma especificidade a cumprir. Não cabe, então, a humildade falsa que desfaz de si mesmo por não ser o destaque que um outro tenha (1Coríntios 12.15,16), da mesma forma, é estranho ao corpo o orgulho soberbo que desfaz do trabalho de um membro dizendo: “não tenho necessidade de ti” (1Coríntios 12.21). Todos nós somos fundamentais. Ninguém é dispensável. Outro dia escutei alguém dizendo que ora convidado a mudar-se para outra igreja sob o argumento de que aqui na Terceira Igreja essa pessoa não é necessária porque somos muitos. Isso é um erro. Nós não devemos pensar que somos maiores ou menores que qualquer outra igreja local. Somos aquilo que Deus tem feito de nós. Cada um que Deus em trazido é essencial ao todo porque Deus nos vê como corpo. Você e eu fazemos parte desse ministério para a glória de Deus!

A Igreja como Lavoura de Deus é a figura usada em 1Coríntios 3.6-9 traz a idéia de que o trabalho que realizamos na igreja é importante quando nós estamos agindo com Deus, por isso é dito: “nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. Uma igreja é honrada usando seus membros agem como colaboradores de Deus. E a sujeição ao Senhor é ainda mais enfatizada na figura da igreja como Esposa de Cristo Efésios 5.23-33). Em Apocalipse 19.7,8, é explicado que a vestimenta da esposa do Cordeiro (que é Cristo) se compõe das ações justas que praticamos m santidade. Como membros da igreja precisamos testemunhar de forma que nossa ação seja ética e pura.

Também a igreja é apresentada na Bíblia como Família. Efésios 2.19 diz que não somos forasteiros, mas sim “da família de Deus”. Essa unidade familiar traz responsabilidades no cuidado de uns para com os outros. Gálatas 6.10: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. E Jesus Cristo disse: “qualquer que fizer  vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe” (Marcos 3.35). Por isso, como família em Cristo, nos apresentemos para o compromisso e atender a Palavra de Deus e a executar (Lucas 8.21).

Deus nos abençoe.

Créditos: http://www.terceira.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Online Project management